sexta-feira, 9 de agosto de 2013

MODELO DE POSICIONAMENTO NÃO-PARTIDÁRIO E DE ESTRATÉGIAS DE COLETIVOS - Associações, Ongs e grupos informais engajados em lutas sociais e ambientais - Em sintonia com uma transformação social em curso em todo o mundo, onde a democracia plena e direta seja conquistada por movimentos com posturas não-político-partidárias - Os brasileiros compreendem cada vez mais que este sistema que divide os interesses da sociedade em partidos que podem tomar o poder é uma situação que apenas beneficia a permanência de grupos e classes econômicas em suas posições de controle e dominação

Em relação aos resíduos sólidos, os catadores de recicláveis, individualmente ou em cooperativas, podem ser vistos por muitos brasileiros, e por vários segmentos da sociedade, como beneficiados das políticas públicas para a geração de emprego e renda.  No entanto, para a visão de outros, esta realidade social nada mais é que um reflexo da permanente exploração de classes sobre classes. A compreensão dos problemas sociais e as posições dela decorrentes, são diversas, conformando a sociedade em segmentos ideológicos e/ou políticos que tem a possibilidade, no sistema vigente, de assumirem o poder através de um sistema eleitoral deturpado. Claro está que um partido político em posição de governança, em todos os níveis, não é democrático, pois não representa, verdadeiramente, toda a população. Nesta visão, os partidos podem continuar a existir, porém como associações que defendem princípios. Politicamente, não devem ter a possibilidade de "alçarem-se ao poder", pois isso seria (é!!) uma absurda contradição em relação ao pressuposto da democracia : governo do povo (e não de partidos) - Nota do editor
Mensagem enviada a um grupo de discussão que resolvia qual posicionamento tomar e quais estratégias escolher para enfrentar uma situação de desacordo com as ações indevidas de uma prefeitura em relação à Conferência Municipal Oficial do Meio Ambiente, em 2013(Com pequenas alterações)


Amigos(as)


Embora irei apoiar qualquer decisão que a maioria chegar, demorei a aclarar, até pra mim mesmo, uma posição bem definida :


POSIÇÃO COERENTE COM A DEMOCRACIA PLENA
Como sou defensor da democracia plena, sem partidos políticos, necessito ser coerente nestas situações. Concordo com os termos da carta, mesmo se ela fosse mais incisiva, bem como com ações embatedoras imediatas, desde que deixássemos claro (só minha opinião...!!!!), em partes desta carta e dos eventos dos próximos dias, que nossa posição não tem motivações político-partidárias.


O MUNDO EM TRANSIÇÃO
Estamos vivenciando uma transição na humanidade, e no Brasil, onde esta compreensão e sentimento já são fortes e crescentes. Portanto, creio que devemos nos fortalecer neste sentido, apropriando-nos desta oportunidade para a sua disseminação e clareza de posicionamento.


O BRASIL EM MANIFESTAÇÕES POPULARES
Observem vocês, como a nível Brasil, está a direita a aproveitar-se do afã da população em moralizar os atos públicos e a desejar mudanças efetivas - embora já se torne patente a recusa da sociedade a um retorno ao passado - na esperança de que possam voltar ao poder nas próximas eleições. O mesmo pode ocorrer, mas de forma inversa, aqui em São Carlos. Sei que este é o jogo alternativo de tomada do poder, o qual é muito defendido como sendo democrático. Vejo que nisto nada há de democracia. Apenas uma maneira institucionalizada de prolongar no tempo os interesses das classes econômicas dominantes, permitindo-lhes retardar ao máximo o processo de chegada da organização social à posição de democracia plena, ou direta. 


O MOMENTO HISTÓRICO É ESPECIAL
Creio que o momento histórico pelo qual passamos, especialmente pelo acesso facilitado aos meios de comunicação e informação, já nos permite o engajamento na luta pela democracia plena, não estando a sua viabilidade muito longe.

Portanto, em relação ao evento de amanhã, e como não há mais tempo de chegada a um consenso (a não ser para ações posteriores), divulgarei ainda hoje as possibilidades de enfrentamento da situação, deixando em aberto uma conformação natural dos amigos militantes e simpatizantes ao longo dos próximos dias.



PROPOSIÇÕES PRÁTICAS QUE INSIRAM O POSICIONAMENTO NÃO-PARTIDÁRIO

Dentro do exposto acima, quanto à questão prática, sugiro algumas opções :

1 - Alterar o conteúdo da carta com a adição do esclarecimento de nosso posicionamento não partidário, entregar logo no início (pode ser até máx. de 10Hs), e dizer que alguns (ou todos os que estiverem lá, que acho que não serão muitos) dos representantes das ongs da sociedade civil permanecerão presentes e participarão para contribuírem com sua parcela na tentativa do enriquecimento (redirecionamento, na verdade) dos temas propostos, o seu desenvolvimento produtivo e encaminhamentos ricos e diversificados em relação ao leque de proposições que certamente advirão. Nas alterações da carta, além de dizer do nosso posicionamento não partidário, acrescer que nossa posição é resultante de ação de cidadania e que nos dirigimos ao poder público constituído e não ao partido os às pessoas que estão na atual administração da prefeitura. Em seguida, explicar que, mesmo contando com nossa participação na condução dos trabalhos e decisões - a bem do melhor resultado do interesse social - decidimos fazer uma conferência livre para complementar e de fato legitimar a somatória dos esforços da conferência oficial e da conferência(s) livre(s). Pode ser incluída, também, a conferência virtual em andamento, desde que a ativemos efetivamente.

2 - Criar urgente a conferência livre popular - de preferência definida para o próximo sábado(17/08/2013), com três opções :
a - Em um local apropriado, somente - Veracidade ou outro
b - Em um local público, somente : no mercado, na praça da Câmara, etc.... 
c - No período da manhã (ou em um dia todo) em local mais apropriado para, com tranquilidade, trabalharmos as propostas a serem encaminhadas e, à tarde, no local público, sendo esta de natureza CONFERÊNCIA-MANIFESTAÇÃO.

Sei que não dará tempo para decidir isso com todos os coletivos até as próximas horas, mas, por obra do destino (envolvendo forças prós e contras dentro de cada um de nós e, no meu caso, dificuldade de internet), fica a proposta, que poderá ser implementada, mesmo sem o claro assentimento de todas as Ongs relacionadas.

Quanto a levar o caso à promotoria pública, resolveremos posteriormente, conforme reação deles. 

Abração a todos !!....Luiz

São Carlos - 09/agosto/2013



POSICIONAMENTO NÃO-PARTIDÁRIO DAS MANIFESTAÇÕES POPULARES
Ler os comentários no início de "DIA 7 DE SETEMBRO, O BRASIL DE NOVO NAS RUAS"


MOVIMENTO DEMOCRÁTICO GLOBAL SEM NOME











HALL DE ENTRADA DOS GRUPOS-AMBIENTE - PARTICIPE !! 
Os Grupos-Ambiente segmentam os assuntos dos diversos ramos
do conhecimento para incentivar a participação e facilitar o acesso
de pesquisadores


HALL DE ENTRADA DOS BLOGS-AMBIENTE  - VISITE e COMENTE !!
Um blog relacionado a cada grupo para conter as melhores postagens !! 


LISTA ATUALIZADA DOS GRUPOS E BLOGS-AMBIENTE
Cadastre o seu email nos grupos que mais gostar !! E participe !,


AMBIENTE PREVISÕES SOL-TERRA
Ensaios de previsões muito antecipadas de eventos severos, de terremotos
e de erupções vulcânicas - Inédita pesquisa sobre o magnetismo solar !!


CONTRIBUIÇÕES TRANSPARENTES
Participe nos Blogs e Grupos-Ambiente colaborando financeiramente com
seus colaboradores e projetos. Desta forma você também ajuda a
CONSTRUIR UMA NOVA HUMANIDADE !!


Contato
Email, endereço, telefones atualizados 
==================================================

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARTICIPE ENVIANDO O SEU COMENTÁRIO !!

OS COMENTÁRIOS SERÃO MODERADOS